MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO CAMINHÃO: ENTENDA POR QUE É INDISPENSÁVEL FAZER

Seja problemas no motor, um pneu furado, ou uma bateria descarregada, quem nunca passou apuros em uma viagem devido a problemas no caminhão? E sabemos que, com os problemas no caminhão — o que já é bem preocupante — surgem também várias outras complicações.

Você pode ter um atraso no prazo de entrega de uma carga, por exemplo, o que torna a situação ainda mais alarmante. Além dos riscos à sua própria segurança e a todo o seu cronograma, pois, dependendo do problema ocorrido, você pode até ficar com a sua fonte de renda parada por algum tempo, muitas vezes, longe de casa.

Então, amigo caminhoneiro, para que você não passe por toda essa dor de cabeça, preparamos este guia básico de manutenção preventiva de caminhões para que você cumpra os seus objetivos com tranquilidade e segurança. Confira!

Manutenção Corretiva

Esse é o tipo mais conhecido de manutenção. Aliás, quem nunca ouviu aquela famosa frase, “quando quebrar eu troco”? Basicamente, esse tipo de manutenção aplica a ideia de que um componente deve ser trocado apenas quando apresentar problemas.

Manutenção Preventiva

Esse tipo de manutenção já é mais barato e eficaz, porém, exige que se estabeleça uma rigorosa rotina, que não poderá ser burlada nem adiada. Ou seja, a manutenção preventiva aplica a ideia da verificação e previsão de problemas, muitas vezes, trocando alguns componentes que ainda não apresentaram problema.

Manutenção Preditiva

Por fim, a manutenção preditiva é mais eficiente, porém precisa de um maior controle.

Nesse tipo de manutenção, são utilizados aparelhos de medição específicos, dentre outros, para acompanhar o desenvolvimento de um problema, podendo-se verificar quando um componente apresentará falhas. Alguns tipos de defeito, muitas vezes, graves, apresentam diversos indicadores que só podem ser vistos usando esses equipamentos.

Bom, agora que sabemos o real significado de manutenção, podemos aprender como melhor aplicá-la!

Como fazer a manutenção preventiva de caminhões?

Lembre-se de que a maior parte dos problemas dão indícios antes de acontecerem, e como já dissemos, a manutenção preventiva é a manutenção mais rápida e barata, em termos de custo-benefício, para você que roda bastante com o seu caminhão. Para isso, você deve verificar e prever problemas prevenindo-se de questões indesejáveis!

Aonde levar o caminhão para fazer a manutenção preventiva?

Na hora de fazer as revisões e manutenções preventivas, é muito importante que você leve o seu caminhão até uma oficina especializada. Cada caminhão, motor e tipo de uso exigem um cuidado diferente.

Os técnicos da nossa oficina são constantemente treinados pelas fabricantes, mantendo-os sempre por dentro das novidades.

Agora, você pode pegar a estrada com tranquilidade, com a segurança de saber que seu caminhão está em perfeitas condições para qualquer viagem!